Economistas que Inspiram: Emily Oster

O quadro Economias que Inspiram apresenta Emily Oster

Emily Oster é uma economista norte-americana e autora de diversos best-sellers. Oster concluiu seu mestrado em 2002 e o doutorado em 2006, ambos na área de Economia pela Universidade de Harvard. Atualmente, é professora no departamento de Economia da Brown University e é afiliada ao National Bureau of Economics Research (NBER). Ela também já integrou o corpo docente da Booth School of Business da Universidade de Chicago.

O trabalho acadêmico de Oster se concentra em temas relacionados ao desenvolvimento econômico, economia da saúde e métodos estatísticos.  Sua pesquisa mais recente busca compreender como os indivíduos reagem a informações relacionadas à saúde. A pesquisadora tem diversos artigos publicados sobre a Doença de Huntington – uma doença neurológica degenerativa. Nestes trabalhos Oster analisa por que os indivíduos com risco de serem portadores desta doença se mostram mais relutantes em fazer testes genéticos e buscarem informações sobre a doença. A partir destes estudos a economista procura testar se se o conhecimento da expectativa de vida limitada afeta os incentivos para investir em educação e treinamento profissional.

A economista também é autora de livros que analisam os dados por trás das escolhas na gravidez e na criação de filhos. Expecting Better, publicado em 2014, analisa os dados por trás de muitas regras comuns da gravidez e visa melhorar e oferecer argumentos baseados em estudos científicos que auxiliem a tomada de decisão das mulheres grávidas. Sua obra Cribsheet (2019) faz o mesmo para a primeira infância, ou seja, discute o que as evidências realmente dizem sobre amamentação, desfralde e outros assuntos sobre os primeiros meses de vida dos bebês. Em 2021, Oster lançou o livro The Family Firm, nesta obra são analisados dados sobre as escolas, atividades extracurriculares e outros temas relacionado aos primeiros anos escolares das crianças, ao fazer isto a autora fornece subsídios que auxiliam os pais a tomarem decisões sobre esta fase dos filhos.

Durante a pandemia do Covid-19 a economista foi uma das grandes defensoras da reabertura das escolas, liderando um projeto para coletar dados sobre a disseminação do coronavírus nas escolas e aparecendo com frequência na mídia para discutir e informar as razões pelas quais as escolas deveriam retomar às aulas presenciais. Em agosto de 2020, lançou um painel compilando informações sobre a disseminação do COVID-19 nas escolas, estes dados e artigos publicados pela economista contribuíram para a decisão de reabrir novamente as escolas.

Emily Oster é uma influente economista que aproxima o conhecimento técnico científico do público, buscando informar e auxiliar as pessoas a tomarem melhores decisões baseadas em evidências. Sua brilhante carreira nos inspira a sermos cada vez melhores.

Fontes:

https://watson.brown.edu/people/faculty/osterhttps://emilyoster.net/

https://emilyoster.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *