Economistas que Inspiram! Claudia Goldin

Claudia Goldin nasceu em 1946, no Bronx em Nova Iorque, formou-se em Economia pela Cornell University e concluiu o doutorado em Economia com enfoque nas áreas de organização industrial e economia do trabalho em 1972 pela Universidade de Chicago. Atualmente, Claudia é professora no departamento de Economia da Universidade de Harvard.

Claudia Goldin já recebeu muitos prêmios e homenagens. Foi a primeira mulher a atingir o grau “tenure” no departamento de Economia da Universidade de Harvard. Em 2009, a economista recebeu da Sociedade de Economistas do Trabalho o Prêmio Mincer pelas suas contribuições para esse campo de estudo. Em 2016 ela ganhou o Prêmio IZA, também pelas suas contribuições para a economia do trabalho. Além disso, é frequentemente citada como uma das mulheres economistas mais influentes no mundo.

Goldin pesquisa principalmente nas áreas de história econômica e economia do trabalho, seus estudos incluem tópicos como a participação das mulheres no mercado de trabalho, diferença salarial entre gêneros, desigualdade de renda, educação e migração. A economista é bastante reconhecida pelo seu trabalho em coletar e analisar dados sobre a participação das mulheres na economia dos Estados Unidos. Alguns dos seus artigos mais influentes versam sobre questões históricas na busca das mulheres por conciliar carreira e família, o impacto da pílula anticoncepcional na carreira das mulheres e sobre as decisões de casamento.

Parte da pesquisa de Goldin é voltada a interpretar o presente através das lentes do passado, explorando a origem das questões contemporâneas. A pesquisadora já afirmou em entrevistas que sua paixão são os dados brutos. Ela adora vasculhar arquivos de biblioteca, registros escolares e artigos de jornal de longa data, insistindo que a pesquisa primária é crucial para o verdadeiro entendimento. Nos últimos anos um dos temas que a economista mais tem se debruçado é em relação as conquistas profissionais e familiares das mulheres universitárias. Recentemente ela finalizou o livro “Journey Across a Century of Women: The Quest for Career and Family” com lançamento previsto para 2021. A obra trata sobre as aspirações e conquistas das mulheres no âmbito profissional e pessoal durante o século passado.

Além das atividades de professora-pesquisadora, Claudia também já participou ao longo de sua carreira de diversos conselhos e editoria de conceituadas revistas científicas. Ela foi presidente da Amercian Economic Association entre 2013-2014. Já foi editora do Journal of Economic History e atualmente é editora associada do Quarterly Journal of Economics. Também já foi diretora do programa de Desenvolvimento da Economia Americana do National Bureau of Economic Research (NBER) de 1989 a 2017, e atualmente é codiretora do Grupo de Estudos de Gênero na Economia na mesma instituição.


Fontes:
https://scholar.harvard.edu/goldin/biocv
https://www.nber.org/people/claudia_goldin
https://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2018/12/profile-of-harvard-economist-claudia-goldin.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.