Pular para o conteúdo

Economistas que Inspiram! Marianne Bertrand

Marianne Bertrand é a “Economista que Inspira” desta semana!
Bertrand nasceu na Bélgica, onde cursou bacharelado em Economia e mestrado em Econometria na Universite Libre de Bruxelles. Em 1993 a economista mudou-se para os Estados Unidos, onde concluiu o doutorado em Economia na Universidade de Harvard em 1998. Ao fim do doutorado Marianne trabalhou como professora no departamento de Economia da Universidade de Princeton. Já em 2000 foi para a Universidade de Chicago, onde leciona até hoje.
A linha de pesquisa de Bertrand é em microeconomia aplicada, voltada principalmente para as áreas de economia do trabalho, finanças corporativas e economia do desenvolvimento. A pesquisadora tem artigos publicado em importantes revistas como no Quartely Journal of Economics, no Journal of Political Economy, na American Economic Review e no Journal of Finance. Um de seus artigos sobre discriminação no mercado de trabalho, “Are Emily and Greg More Employable Than Lakisha and Jamal? A Field Experiment on Labor Market Discrimination” publicado na American Economic Review já conta com mais de cinco mil citações, e é um dos trabalhos mais importantes no campo de experimentos em economia do trabalho.
A economista já recebeu vários prêmios e homenagens, incluindo o Prêmio de Pesquisa Elaine Benett de 2004, concedido pela American Economic Association em reconhecimento às pesquisas na área de Economia realizadas por mulheres no início de suas carreiras. Em 2012 recebeu o Prêmio Rosen da Society of Labor Economists, que reconhece as contribuições mais notáveis para o campo da Economia do Trabalho.
Além de atuar como docente, Marianne também ocupa cargos como diretora e pesquisadora em conselhos e instituições que visam utilizar as ferramentas e pesquisas da área de economia para melhorar a sociedade. Bertrand é diretora do Rustandy Center for Social Sector Innovation da Universidade de Chicago e do Poverty Labs da mesma universidade. Além do mais, a economista é coeditora da American Economic Review e membro da Academia Americana de Artes e Ciências. Ela também atua como pesquisadora do National Bureau of Economic Research (NBER), nas áreas de políticas públicas e economia do trabalho.

Fontes:
https://www.chicagobooth.edu/faculty/directory/b/marianne-bertrand
Bertrand, Marianne, and Sendhil Mullainathan. 2004. “Are Emily and Greg More Employable Than Lakisha and Jamal? A Field Experiment on Labor Market Discrimination.” American Economic Review, 94 (4): 991-1013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações: