Economistas Que Inspiram

A nossa economista de hoje é Francine D. Blau.


Francine é Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard e bacharelado pela Escola de Relações Industriais e Trabalhistas da Universidade Cornell.
Atualmente é professora de Relações Industriais e Trabalhistas e de Economia na Cornell University, Pesquisadora Associada do NBER (National Bureau of Economic Research) e Research Fellow do IZA (Institute for the Study of Labor)

Já fez parte do corpo docente da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign.

Além disso, Blau foi presidente da Society of Labor Economists (SOLE) e da Labour and Employment Relations Association (LERA), vice-presidente da American Economic Association (AEA), presidente da Midwest Economics Association (MEA) e presidente da o Comitê da AEA sobre o Status das Mulheres na Profissão de Economia (CSWEP). Ela é membro da Society of Labor Economists, da American Academy of Political and Social Science e da Labor and Employment Relations Association.

No ano de 2010, ela recebeu o Prêmio IZA por realizações excepcionais em economia do trabalho (a primeira mulher a receber este prêmio de prestígio), e foi agraciada com o Prêmio Jacob Mincer 2017 da Sociedade de Economistas do Trabalho em reconhecimento por uma vida inteira de contribuições para o campo da economia do trabalho.


Ela também recebeu em 2001 o Prêmio Carolyn Shaw Bell da CSWEP por promover o status das mulheres na profissão econômica. Em 2017, recebeu o Prêmio Groat Alumni por realizações profissionais excepcionais da Escola ILR de Cornell. Ela é editora associada da Labor Economics e foi editora do Journal of Labor Economics e editora associada do Journal of Economic Perspectives. Ela atua ou atuou em vários conselhos editoriais, incluindo o American Economic Review, o Journal of Labor Economics, o Journal of Economic Perspectives, o ILR Review, o Journal of Labor Research e os Anais da Academia Americana de Ciências Políticas e Sociais , entre outros.


Blau foi premiada com o prêmio Groat Alumni por realizações profissionais excepcionais da Escola ILR de Cornell. Ela é editora associada da Labor Economics e foi editora do Journal of Labor Economics e editora associada do Journal of Economic Perspectives.

 

Desenvolve suas pesquisas nas seguintes áreas: questões de gênero, desigualdade salarial, imigração e comparações internacionais de resultados do mercado de trabalho. Ela é autora de Igualdade de remuneração no escritório e gênero, desigualdade e salários e, com Lawrence Kahn, de At Home and Abroad: US Labour Market Performance in International Perspective (ganhadora do Prêmio Richard A. Lester pelo livro excepcional em economia do trabalho e relações industriais para 2002).

 

Fonte: https://www.ilr.cornell.edu/people/francine-blau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *