Economistas que inspiram – Jennifer Doleac

A nossa economista que inspira de hoje é Jennifer Doleac

Jennifer Doleac é uma economista norte-americana formada pelo Williams College em 2003. Após concluir a graduação, Doleac continuou seus estudos na Universidade de Standford, onde concluiu o curso de doutorado em 2012. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Economia no Texas A&M University.

A pesquisa de Doleac envolve tópicos relacionados as áreas de economia do crime e discriminação, principalmente em temas sobre reencarceramento, efeitos da tecnologia na segurança pública e violência armada. Sua pesquisa foi apoiada por várias organizações governamentais e filantrópicas e publicada nos principais periódicos acadêmicos, incluindo a Review of Economics and Statistics e o American Economic Journal: Applied Economics.

Doleac também é pesquisadora no IZA – Instituto de Economia do Trabalho e diretora do Justice Tech Lab, que é uma instituição comprometida em encontrar soluções factíveis, balizadas em dados e evidências, para problemas do sistema de justiça criminal. Buscando estreitar a relação entre a academia e a comunidade, Doleac vai além de suas atividades como docente e pesquisadora, ela também é host do podcast “Probable Causation” que discute temas sobre direito, economia e crimes.
Jennifer Doleac busca incentivar e apoiar outras mulheres na economia. Ela é integrante do Comitê da American Economic Association, que monitora a situação da mulher na profissão de economista. Em 2020, a pesquisadora foi uma das responsáveis por organizar a primeira edição de um evento de mentoria para mulheres e pessoas não-binárias estudantes dos últimos anos da pós-graduação de economia.

O trabalho acadêmico de Doleac e suas diversas contribuições em prol de tornar a economia uma profissão com cada vez mais mulheres serve de inspiração para todas nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *