Insumos associados à função de produção de saúde para idosos no Brasil: uma análise com base na pesquisa nacional de saúde 2013

A população brasileira está em processo de envelhecimento, e um dos principais desafios para o país neste momento é assegurar aos nossos idosos um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Por esta razão, estudos sobre a função de produção de saúde dos idosos, que buscam identificar os insumos associados à produção de boa saúde para essa população, tornam-se relevantes para o delineamento de políticas públicas com foco na saúde preventiva.
Os resultados do artigo apontam que atingir níveis mais altos de escolaridade, ser branco, alcançar nível socioeconômico mais elevado, praticar atividades físicas regularmente, ter plano de saúde e não ter sido diagnosticado com alguma doença crônica são fatores positivamente associados à percepção de boa saúde por parte dos idosos.
Considerando a depreciação natural do estado de saúde que ocorre com o aumento da idade e o rápido processo de envelhecimento da população, políticas específicas para essa faixa etária são de grande relevância, sobretudo devido aos custos e às complexidades relacionadas às internações.
Desta forma, os autores sugerem que políticas públicas que influenciem o comportamento dos indivíduos, seja por meio da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e interação social., que podem ter sua eficácia, seja por intermédio do estímulo aos cuidados com a saúde – especialmente para o sexo masculino, que reporta ter boa saúde, mas, no entanto, acessa pouco os serviços de saúde, além de apresentar custos mais elevados de internações. Nesse sentido, é preciso incentivar o acesso dos homens aos postos de saúde, assim como a criação e a frequência de programas públicos para a prática de esportes e academias ao ar livre. Por fim, é preciso repensar a política em relação ao acesso aos planos de saúde, com o custo elevado para os idosos.

Disponível em:

https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/ppp/200928_PPP54_Miolo_ART08.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marcações: