Economistas que Inspiram – Joana Monteiro

Nosso quadro “Economistas que inspiram” de hoje apresenta Joana Monteiro!

Joana Monteiro é bacharel em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é doutora e mestre em economia pela PUC-Rio. Entre os anos de 2009 e 2012 foi pesquisadora visitante do Center for International Development da Universidade de Harvard.

Atualmente, é professora da FGV/EBAPE, coordenadora do Centro de Ciência Aplicada à Segurança da FGV e pesquisadora associada no Instituto de Estudos para a América Latina na Columbia University. A economista também trabalhou por seis anos em cargos de confiança no governo do estado do Rio de Janeiro. Foi Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (2015-2018), onde respondia diretamente ao Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, e como coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro (2019-2020), onde assessorava diretamente o Procurador Geral de Justiça.

Joana diz que sua carreira é dedicada a disseminar a cultura de uso de evidências no setor público. A pesquisadora é especialista em avaliação de políticas públicas, seus estudos buscam analisar problemas públicos e avaliar o impacto da atuação do governo. Sua pesquisa concentra-se especialmente nas áreas de segurança pública e educação.

Sua pesquisa está publicada em periódicos como Review of Economics and Statistics, Journal of Development Economics, Security Journal and Crime Science e Revista Brasileira de Economia. Joana já recebeu diversos prêmios nacionais, em 2020 recebeu a Medalha Annibal Frederico de Souza por reconhecimento ao trabalho desenvolvido como coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Fontes:

https://joanamonteiro.webs.com/

https://www.linkedin.com/in/joana-monteiro-163b8296/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *